Médica
Dermatologista

Dra Bianca é dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Médica Dermatologista: CRM 10.953 | RQE 13.915

BLOG

Glúten free

Glúten free faz sentido para cosméticos?

A sensibilidade ao gluten pode desencadear a doença celíaca e a dermatite herpetiforme quando ingerido. Na doença celíaca as alterações são na mucosa do intestino e na dermatite herpertiforme as manifestações ocorrem na pele e no intestino em 75% dos casos. Nas duas situações o tratamento é retirar o glúten da dieta. Da dieta e não dos cosméticos. Até porque para que a dermatite herpetiforme ou a doença celíaca sejam desencadeadas o glúten precisa ser ingerido e não passado na #pele. O fato de alguns cosméticos e maquiagens causarem reações na pele de quem tem sensibilidade ao glúten provavelmente não tem relação com um possível traço de glúten que possa existir na composição deles. É mais provável que nestas ocasiões a reação de pele seja uma dermatite de contato a outras substâncias alergênicas destas formulações.

Não há nenhuma legislação que obrigue empresas de cosméticos a colocarem em seus rótulos a terminologia “glúten free” até porque esta terminologia é utilizada para alimentos e não para cosméticos. Normalmente cosméticos e maquiagens já não contém glúten nas suas formulações e os rótulos têm sido enriquecidos com o termo por pura questão de marketing e falta de entendimento do consumidor da fisiopatologia destas doenças.

São doenças genéticas e auto-imunes. A dermatite herpetiforme é uma doença de pele rara relacionada aos antígenos de histocompatibilidade HLA DQ2 (90%) e HLA DQ8 (10%) situados no cromossomo 6. Quem não tem esta genética e sensibilidade ao glúten RARA que predispõe a VESÍCULAS localizadas normalmente nas regiões extensoras dos joelhos e cotovelos e até mesmo quem tem não precisa pagar mais caro por uma make ou cosmético sem glúten.

As pessoas com #doencaceliaca ou dermatite herpetiforme que relatam ter reação com cosmético X ou Y e relacionar com o glúten da formulação deles relatam reações típicas de dermatite de contato e não de dermatite herpetiforme. O ativo causador da reação é mais provável que não tenha sido o glúten até porque ele é uma molécula grande que não possui uma capacidade alergênica significativa.

Se você não come seus cosméticos não se preocupe.

Recentes:

CONTATO

error: Content is protected !!
Open chat
Olá, posso te ajudar?