Médica
Dermatologista

Dra Bianca é dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Médica Dermatologista: CRM 10.953 | RQE 13.915

AÇÃO DA
MÍMICA FACIAL

Para gerenciar o envelhecimento é importante entender que na questão muscular não é apenas a flacidez  e o desprendimento destas estruturas gradualmente que participam do processo, mas os movimentos (a dinâmica)  musculares também. E possível atuar de maneira preventiva e restauradora promovendo reeducação da mímica facial.

A combinação de toxina botulínica e de preenchimento com o entendimento de miomodulação são capazes de promover esta reeducação. Para isto, é fundamental uma análise personalizada da mimica facial e um entendimento profundo por parte do profissional que irá atuar com estas técnicas para não causar iatrogenias e atuar de maneira a promover alterações desfavoráveis na dinâmica muscular.

A toxina botulínica pode ajudar relaxando grupos musculares e os preenchedores podem promover também alteração das forças musculares da seguinte maneira: quando injetados profundamente na musculatura exacerbam o movimento e quando injetados superficialmente em leques podem travar ou relaxar gradualmente aquele músculo.

Vamos entender um pouco como a dinâmica:

Existem grupos musculares considerados depressores que acabam puxando as estruturas faciais para baixo e grupos musculares elevadores que puxam para cima, mas que devem ser trabalhados com muito cuidado  porque o excesso de força destes músculos também promovem protrusão (empurram) a gordura em alguns pontos para planos inadequados.

Dra Bianca Gastaldi - Gerenciamento do envelhecimento - Morpheus - Joinville
Dra Bianca Gastaldi - Gerenciamento do envelhecimento - Morpheus - Joinville

A  ação repetitiva de alguns grupos musculares depressores tem papel significativo na perda do formato em triangulo invertido da face e isto é mais relevante nos terços superiores e inferiores da face.

No terço superior os músculos da região glabelar são responsáveis pelos principais distúrbios do envelhecimento do 1/3 superior, pois exercem forte ação depressora (músculos corrugadores, prócero, depressor do supercílio e as porções superiores do músculo orbicular).

Sua ação conjunta promove um aumento da flacidez de pele na região palpebral superior e pode causar o deslocamento de bolsas de gordura nessa região. A contrações dos músculos orbiculares dos olhos empurram a gordura ao redor dos olhos, promovem queda das bolsas palpebrais, contribuem para a queda das sobrancelhas e pelo aparecimento das rugas perioculares ou “pés de galinha”.

No terço médio da face, o músculo comum de elevação do lábio superior e da asa do nariz é uma combinação da ação de dois músculos; um superficial (asa nasal) e outro profundo (lábio superior).

No terço inferior da face as contrações repetitivas do músculo orbicular da boca levam ao aparecimento das rugas ao redor da boca ou “código de barras”, além de contribuir para a diminuição do volume e perda do contorno labial.

Contrações repetidas do músculo depressor do ângulo da boca combinada a elevação produzida pelos músculos do queixo, expulsam a gordura em direção a região da papada e promovem a queda do canto da boca (aprofundamento do sulco labiomentoniano).

E o músculo do pescoço? Você já ouviu falar em aplicação de toxina botulínica no pescoço ou da técnica de nefertite?  O platisma é um musculo bem fininho que envolve todo o pescoço e se prende no osso da mandíbula e costumo comparar ele a uma cortina que quando somos jovens está bem presa no trilho que seria o osso da mandíbula e bem fechadinha na região central do pescoço não permitindo que a gordura. Na juventude o platisma tem uma forma de bolha, simulando uma cintura mais estreita na parte inferior e uma inserção mais larga no osso da mandíbula que ajuda a definir a mandíbula. As contrações do platisma ao longo doa anos além de contribuir para a perda do contorno do terço inferior da face por “puxar tudo para baixo” também expelem a gordura profunda para a região anterior do pescoço contribuindo para a formação da papada e de gordura acumulada na região anterior do pescoço.

CONTATO

[elfsight_whatsapp_chat id="1"]
error: Content is protected !!
Open chat
Olá, posso te ajudar?